SOBRE NOSSA PROPOSTA DE CONTEÚDO

O conteúdo alimentação atrelado a prática de atividade física sempre esteve ligado às necessidades a serem trabalhadas pela Educação Física Escolar, não somente a partir da corrente metodológica de ensino da saúde renovada, mas como um princípio curricular da disciplina. A Educação Física não pode estar atrelada somente ao gesto motor em si, mas deve entender o meio que lhe é cercado.

Desta forma a necessidade de se trabalhar a saúde em educação física, pois a nova concepção de ensino da educação física com diferentes campos de saberes tematiza seus conteúdos não somente com a saúde em si, mas com as esferas que a rodeiam como ludicidade e a estética. (CBC SEDU, 2009 pag. 83).

Sendo assim o objetivo do conteúdo não está voltado para uma prevenção, utilizando se da Educação Física para beneficio de políticas públicas voltadas para a saúde, mas sim levar esses jovens ao autoconhecimento de seus corpos com o ambiente em que vivem, auxiliando assim estes a saberem justificar criticamente as escolhas que fizeram para seus corpos deixando de ser apenas um público comercial da mídia e tornando se sujeitos autônomos de sua prática, onde desta forma encontramos o desafio que a Educação Física enfrenta nos dias de hoje;
A Educação Física escolar encontra-se desafiada a desenvolver uma proposta pedagógica coerente com a realidade, sem fugir as intencionalidades de desenvolvimento do cidadão crítico.
Com isso, o professor, que não é mais compreendido como reprodutor de técnicas, vive em um contexto sócio-político e é tomado como referência para a construção de uma proposta crítica. (CBC, 2009, p.86).

Desta forma os conteúdos trabalhados pelos professores de Educação Física devem estar permeados nessa visão do ensinar para a vida, para a criticidade, objetivos esses que se inserem de forma harmoniosa no conteúdo “Alimentação e Atividade Física”, pois este conteúdo como dito anteriormente busca alavancar o conhecimento critico através de seus sub temas que buscam trabalhar noções de corporeidade na sociedade, conhecer o poder da mídia sobre a sociedade, auxiliar na auto avaliação da manutenção da frequência cardíaca para a pratica saudável das atividades físicas.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Abordando o Tema Suplementos Alimentares



Este vídeo foi trabalhado durante uma de nossas aulas de estágio com intuito de levar o conhecimento aos alunos, auxiliando que estes saiam do senso comum e passam a entender um contexto mais amplo, influenciado por um mercado que gera milhões de reais todo ano. 

A proposta dessa abordagem foi tematizar a necessidade e as possibilidades do uso desses produtos fazendo uma ligação com a alimentação "natural". 

E aí, qual a real necessidade de usar suplementos?

O que estão nos oferecendo ?

Quando sei que é hora de fazer uso ?

É necessário mesmo?

Algumas destas questões nos ajudam a nortear as discussões.

E você leitor, o que tem a nos dizer sobre?
E

5 comentários:

  1. Este vídeo foi trabalhado durante uma de nossas aulas de estágio com intuito de levar o conhecimento aos alunos, auxiliando que estes saiam do senso comum e passam a entender um contexto mais amplo, influenciado por um mercado que gera milhões de reais todo ano.

    ResponderExcluir
  2. Isso ae galera muito bom o trabalho (Y)

    abraç.

    visitem o meu hehe

    ResponderExcluir
  3. legal galera inovar levando e mostrando para os alunos essa relação entre a saude e a atividade física.. legal o blogger

    ResponderExcluir
  4. O blog é bem interativo e interessante... mas falta o principal: OS RESULTADOS. Trazem o que fizeram nas aulas, mas não trazem se os alunos aceitaram ou não, como se comportaram, etc.

    ResponderExcluir
  5. Interessante trabalhar esse tema pois esta influente em nossa realidade. No nosso blog também adentramos nessa perspectiva de trabalho pelo fato que no incio nossa intervenção não deu certo. A partir disto buscamos novas contribuições, e esse tema nos ajudou muito para o decorrer do trabalho. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir